quinta-feira, 18 de abril de 2013

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Nova certificação para cães e gatos sem caráter comercial para o Brasil

Está em vigor um novo modelo de Certificado Sanitário para Cães e Gatos com destino ao Brasil, acompanhados ou não dos seus proprietários, pelo que se chama a atenção para o seguinte:

- Não existem restrições quanto ao número de animais objeto de certificação;

- Os animais têm que estar vacinados contra a raiva, deixando de ser necessário vacinar anualmente, tendo em conta que o Brasil aceita os prazos de vacinação preconizados pelos fabricantes das vacinas. Têm ainda que ser tratados contra parasitas internos e externos no período de 1 a 15 dias antes da emissão do certificado.



- O certificado passa a ter uma validade de 60 dias após a data de emissão, desde que a vacinação anti-rábica se mantenha válida, pelo que pode ser utilizado numa nova ida para o Brasil, se dentro daquele prazo.

Contudo, qualquer entrada em Portugal implica uma colheita de sangue ao animal para verificação do número de anticorpos relativamente à raiva, efetuada por um veterinário habilitado, pelo menos 30 dias após a vacinação (realizada após identificação - microchip) e 3 meses antes da circulação. Este prazo de 3 meses não se aplica se a análise de sangue for realizada, com resultado positivo, antes do animal ter deixado o território da Comunidade
.

Veja mais informação neste
Portal.

Consulte a
Lista de Contactos
dos Serviços Regionais desta Direção-Geral e das Regiões Autónomas, onde poderá obter o certificado para acompanhamento do seu animal para o Brasil.  
Fonte: http://www.dgv.min-agricultura.pt/

quarta-feira, 3 de abril de 2013

5.º aniversário do CIAMTSM - 27/03/2013

    






Visita de 14 alunos do do 1º Ciclo ATL da Santa Casa da Misericórdia de S. João da Madeira, acompanhados com as Profªs. Marta Ferreira e Sancha Castro.
Leitura duma história da autora Violante Saramago (filha de José Saramago) “O Quinas ganha uma casa”… (história alusiva ao abandono animal e posterior adoção).
Foi disponibilizado material de pintura para a ilustração por parte das crianças da história que acabaram de ouvir.
Mais uma vez foi debatido o problema do abandono, dos maus tratos, etc. Todos
os participantes da nossa festa receberam uma prendinha de Páscoa bem docinha.
Houve um lanchinho e todos passaram uma tarde diferente e divertida.
Obrigado a todos! :)